sexta-feira, 5 de julho de 2013

Queria só...ser Jornalista :(

Eu sonhava alto. Queria ser uma daquelas jornalistas que ficam até tarde na redacção  com um monte de cigarro na boca, xícaras de café na mão e furos jornalísticos memoráveis. Cada vez que o professor no curso de jornalismo contava da sua experiência, eu sonhava mais. E quando eu lia livros, então? Rota 66, Os Mídias em Angola e outros, foram  livros que me fizeram voar longe.

O tempo foi passando e o sonho foi perdendo força, graças aos constantes problemas envolvendo a profissão, que, nas décadas de 60, 70, 80 e 90, ainda era considerada o Quarto Poder. O jornalista era temido, paparicado e tinha nas mãos o futuro de uma celebridade ou político, por exemplo.

Mas parece que tanto glamour limou o profissional jornalista. Acho que com o tempo, a ética jornalística começou a se tornar dúbia. Até aonde um repórter ia/vai para conseguir um furo? O que ele era/é capaz de fazer?

Eu entrei orgulhosa neste mundo e acho que vou sair descontente. Estes anos fui aprendendo que o jornalista ainda é importante, mas perdeu seu espaço, graças a tantos escândalos.

E eu, como vou ficar? O que fazer, já que tem mais jornalista formado do que jornal para trabalhar? Ups! Colei

Passei pelo CEFOJOR, onde "estudei" jornalismo, e depois andei trabalhando por aí. Na verdade, nunca tive o sonho de ganhar um prémio por um furo... eu queria só ser jornalista. E dizem que sou, mas não me considero uma profissional como aquelas que usam o talento investigativo e o feeling comunicativo para benefício dos seus leitores.

No próximo dia 7 de Abril (dia do jornalista), desejo a todos, e a mim, um dia especial. Um dia para que reconheçamos que ainda somos importantes, principalmente na Afrika, onde a informação carece de verdade. Somos o elo entre o mais humilde e o mais forte, que vez ou outra burla as reais definições. Somos o significado da verdade e precisamos honrar isso.

Mesmo que nosso talento e sentimento não seja mais necessário, não devemos nos deixar abater. Escrevemos, e passamos tanto tempo nos esforçando e, agora, merecemos ganhar os lucros de tanto esforço. Responsabilidade atrai responsabilidade e sinceridade precisa ser característica irrefutável e inexorável.
...
Feliz dia do Jornalista


Nenhum comentário: